Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ânforas antigas são descobertas por soldados ucranianos em meio a guerra

Oficiais cavavam defesas em Odessa quando encontraram os artefatos associados aos períodos grego antigo, romano e bizantino

Redação Publicado em 17/05/2022, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados com ânforas encontradas em Odessa, Ucrânia - Divulgação/126ª Defesa Territorial da Ucrânia
Soldados com ânforas encontradas em Odessa, Ucrânia - Divulgação/126ª Defesa Territorial da Ucrânia

Enquanto cavavam defesas na cidade de Odessa, na Ucrânia, em meio à guerra contra a Rússia, se preparando para novas ofensivas, soldados do país acabaram descobrindo ânforas antigas.

Os oficiais da 126ª Defesa Territorial da Ucrânia encontraram os recipientes — geralmente associados aos períodos grego antigo, romano e bizantino, mas que existem desde o período neolítico — durante uma escavação de valas e defesas para a região.

Segundo reportou o Heritage Daily, os artefatos são datados do século 3 ao 4 d.C., período histórico em que Odessa era conhecida como Odessus, um assentamento romano que cresceu a partir de uma colônia grega.

Conflito com os russos

Artefatos encontrados pelos soldados / Crédito: Divulgação/126ª Defesa Territorial da Ucrânia

Yana Suporovska, jornalista de Kiev, capital ucraniana, anunciou a descoberta: “Soldados ucranianos cavaram trincheiras e encontraram ânforas antigas. Eles já foram transferidos para o museu, não somos russos, preservamos nossa história”.

Atualmente, em decorrência do conflito, não é possível que arqueólogos possam ir até o local para documentá-lo. Ainda assim, foi noticiado que os soldados estão recuperando cuidadosamente os objetos, assim como outras peças de cerâmica, e transportando-os para que possam ser preservados no Museu Arqueológico de Odessa.