Notícias » Personagem

Angelina Jolie cria conta no Instagram e divulga carta de jovem afegã: 'É uma falha quase impossível de entender'

Artista criou a conta na rede social como forma de chamar atenção para o que acontece no Afeganistão

Redação Publicado em 20/08/2021, às 21h10

A carta (à esqu.) e Angelina (à dir.)
A carta (à esqu.) e Angelina (à dir.) - Divulgação/Arquivo Pessoal e Getty Images

A atriz Angelina Jolie surpreendeu internautas ao criar uma conta no Instagram nesta sexta-feira, 20. Contudo, o que realmente emocionou muitos foi a primeira publicação da artista, que se manifestou após o caos que toma o Afeganistão diante da volta do grupo radical Talibã ao poder. 

Através da rede social, Jolie compartilhou a carta que recebeu de uma garota afegã. A correspondência narra a experiência dela de viver após o grupo extremista Talibã assumir o controle do Afeganistão.

"Um dia, eles vieram a nossa casa e ficamos com tanto medo que depois daquele dia pensei em como seria a hora de ir para a escola nessa situação [...] Todos nós perdemos nossa liberdade e estamos presos novamente”, diz um trecho da correspondência.

Angelina explica na publicação a sua intenção ao compartilhar a carta. Ela ressalta que atualmente o povo afegão tem perdido a ‘capacidade de se comunicar através das redes sociais’.

“Vim ao Instagram para compartilhar suas histórias e as vozes de pessoas em todo o mundo que lutam por seus direitos humanos básicos [...] Eu estava na fronteira com o Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde encontrei refugiados afegãos que haviam fugido do Taleban. Isso foi há vinte anos”, diz a artista.

A atriz de Hollywood também relata o quão revoltante é ver toda essa situação se repetindo.

"É revoltante ver os afegãos sendo deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta de seu país. Gastar tanto tempo e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isso, é uma falha quase impossível de entender [...] Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que você se junte a mim", desabafa Angelina.