Notícias » Arte

Angelina Jolie vende pintura feita por Churchill — que bate recorde em leilão

Quadro foi vendido por mais que o triplo da estimativa inicial. Confira a obra!

Fabio Previdelli Publicado em 02/03/2021, às 11h52

Winston Churchill
Winston Churchill - Getty Images

Poucos sabem, mas Winston Churchill era um exímio pintor. Um dos temas preferidos do ex-Primeiro-Ministro britânico era o Marrocos, tanto é que esse foi o assunto de um de seus quadros, “Torre da Mesquita de Koutoubia”, que foi dado à Franklin D. Roosevelt, presidente americano durante a Segunda Guerra. Aliás, esta é a única obra pintada por ele durante o conflito. 

Em 2011, a pintura foi parar no acervo da atriz Angelina Jolie, depois que seu ex-marido, Brad Pitt, lhe presenteou — o casal se separou em 2016. Acontece que agora, quase uma década depois disso, o quadro foi leiloado por um valor recorde: 8,3 milhões de libras, algo em torno dos R$ 654 milhões. 

Churchill visitou o Marrocos pela primeira vez em 1935, onde se apaixonou pela qualidade da luz de lá”, disse Nick Orchard, diretor de arte moderna da Christie’s de Londres, empresa que organizou o leilão, ao explicar as técnicas de pintura da obra que apresentam sombras longas e tons quentes para representar o pôr do sol de Marrakesh. 

“Torre da Mesquita de Koutoubia” de Winston Churchill / Crédito: Divulgação/ Christie's

 

“Ele sentia que suas pinturas do país estavam entre as melhores”, completa Orchard. A venda de “Torre da Mesquita de Koutoubia” mais que triplicou a estimativa inicial do leilão, que era de 2,1 milhões de libras, ou 19 mi de reais. 

“A pintura retrata o momento exato em que os dois líderes mundiais compartilharam enquanto viam a paisagem majestosa de Marrakech enquanto o sol se punha sobre as Montanhas Atlas, e saber que Churchill presenteou Roosevelt com a pintura depois de seu tempo juntos me deixou ainda mais animado”, disse Bil Rau, ex-proprietário da obra.