Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Animal considerado extinto na natureza há mais de 30 anos, volta a aparecer

O retorno do bandicoot-listrado-oriental foi anunciado por ministra australiana; confira

Penélope Coelho Publicado em 21/09/2021, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do bandicoot-listrado-oriental - Divulgação/Wikimedia Commons/JJ Harrison
Fotografia do bandicoot-listrado-oriental - Divulgação/Wikimedia Commons/JJ Harrison

No último dia 14 de setembro, a ministra de Energia, Meio Ambiente e Mudança Climática da Austrália, Lily D'Ambrosio, anunciou que um animal considerado extinto há mais de 30 anos, voltou a aparecer em seu habitat natural em território australiano.

De acordo com uma reportagem publicada ontem, 20, pelo portal da revista Galileu, trata-se do bandicoot-listrado-oriental (Perameles gunnii), conhecido como um tipo de marsupial.

Agora, o animal em questão passou a ser catalogado como “ameaçado em extinção” e não mais como “extinto”. Segundo D'Ambrosio, a mudança se deu a partir de uma iniciativa em parceria com cientistas, com o governo e até com a população local.

“É o resultado direto do apoio do Governo de Victoria [estado localizado na Austrália] e da equipe de recuperação do bandicoot-listrado-oriental formada pela primeira vez em 1988”, disse a ministra em seu Twitter.  

D'Ambrosio continua: “Os voluntários da comunidade desempenharam um grande papel em muitos dos locais de reintrodução, ajudando a verificar as cercas, contar animais e remover ervas daninhas e pragas”.

De acordo com Lily, cruzar esses animais — que foram criados em cativeiro — com espécies familiares foi crucial para ajudar a salvar o marsupial, que havia sido praticamente dizimado pela destruição de seu habitat e também por ser considerado um alvo fácil de outros animais.

No início do trabalho de resgate restavam somente 150 dessas criaturas na natureza, agora, o número de bandicoot-listrado-oriental já passa de 1,5 mil. A recente conquisa foi definida como um “resultado fantástico”.

Confira o comunicado completo.