Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Animal

Animal que parece folha de planta chama atenção de internautas

A espécie foi compartilhada em uma publicação no Instagram e intrigou por sua aparência peculiar

Isabela Barreiros Publicado em 16/02/2022, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A lagarta-barão-comum registrada pelo fotógrafo Antaryami Das - Divulgação/Instagram/@antaryamiphotography
A lagarta-barão-comum registrada pelo fotógrafo Antaryami Das - Divulgação/Instagram/@antaryamiphotography

Uma publicação feita no Instagram por um fotógrafo no final de janeiro voltou a viralizar nas redes sociais. Trata-se de um animal com uma aparência bastante peculiar, que faz com que ele se assemelhe a folhas de uma planta.

No vídeo postado no perfil do fotógrafo Antaryami Dasem 21 de janeiro, é possível ver uma lagarta que parece exótica. Com um corpo comprido amarelo e branco, ela é composta por partes quase transparentes e espinhos verdes.

O bicho acabou intrigando internautas por suas características únicas, mas, como relatou o jornal britânico Daily Mail, é mais comum do que pensamos, podendo ser encontrado em países como Índia, Sri Lanka, além de outras regiões do sudeste asiático.

O pequeno animal é conhecido como lagarta-barão-comum e possui como nome científico Euthalia aconthea. Ele é capaz de se camuflar nas plantas, o que permite sua proteção contra predadores e lhes dá sua aparência especial.

Segundo noticiou o portal UOL, a lagarta-barão-comum se alimenta de folhas, como as das mangueiras, por exemplo. A espécie chega a ser considerada uma praga nas plantações de manga em Cingapura.

Além de poder sobreviver em decorrência da técnica de camuflagem, o bicho também possui cores diferentes em relação ao sexo dos animais: as fêmeas são verde-claro enquanto os machos estão mais para o tom do marrom.