Notícias » Mundo

Anistia internacional compara guerra na Ucrânia com conflito sírio

A organização também deu destaque para um "aumento dos crimes de guerra" nos últimos tempos

Redação Publicado em 29/03/2022, às 07h17

Cidade de Kharkiv destruída pelas bombas
Cidade de Kharkiv destruída pelas bombas - Getty Images

A Anistia Internacional declarou nesta terça-feira, 29, que a invasão russa do território ucraniano é uma "repetição" da guerra na Síria. A organização também deu destaque para o "aumento dos crimes de guerra" depois de mais de um mês de conflito.

"O que ocorre na Ucrânia é a repetição do que se viu na Síria", disse a secretária-geral da AI, Agnès Callamardà, em entrevista à AFP.

A declaração se deu durante apresentação do relatório 2021-2022 sobre a situação dos direitos humanos no mundo, em Joanesburgo.

"Estão ocorrendo ataques intencionais contra infraestruturas civis, residenciais", além de bombardeios de escolas, conforme apontou a Anistia Internacional, que acusou a Rússia de criar corredores humanitários com o objetivo de transformá-los em "armadilhas mortais”. Enquanto o conflito não termina, seguem sendo cometidos inúmeros crimes de guerra.

"Nossos pesquisadores 'in loco' documentaram durante dez dias o uso das mesmas táticas de Síria e Chechênia", tais quais o ataque contra civis e o uso de armas proibidas pelo direito internacional", destacou Marie Struthers, a diretora de Anistia Internacional para a Europa do Leste e a Ásia Central, durante coletiva de imprensa em Paris.