Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Música

'Anos de Chumbo': Obra destaca a relação do rock nacional com a censura durante o AI-5

Escrito pelo professor Alexandre Saggiorato, o livro aborda as principais passagens do gênero durante o auge do regime militar

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/08/2021, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto ilustrativa da obra - Divulgação / Livraria Delta
Foto ilustrativa da obra - Divulgação / Livraria Delta

Os anos de regime militar no Brasil são marcados pela dominação política e o surgimento de novos mecanismos de controle social, de propaganda e, em especial, de cultura, com o Ato Institucional nº 5, criando uma ferramenta de censura prévia em produções audiovisuais, como filmes e novelas, e interferindo na diretamente indústria fonográfica.

Tais ações resultaram na supressão de diversos movimentos musicais — entre eles, o importado rock n’ roll, que já levava multidões para estádios pelo mundo, mas foi reprimida durante a década de 1970 em terras tupiniquins.

Com isso, a obra ‘Anos de Chumbo: Rock e repressão durante o AI-5’, lançada em 2012 pelo professor de História da Música da Universidade de Passo Fundo, Alexandre Saggiorato, disserta sobre os principais fatos do gênero musical sob a censura no Brasil.

Com 184 páginas, o doutor transcorre sobre os episódios autoritários entre a explosão da Jovem Guarda nos anos 1960 e a nova onda de rock com o fim do ato, durante a década de 1980, documentando passagens artísticas importantes para a edificação da música brasileira.


Conheça essa e outras obras sobre o rock abaixo:

Anos de Chumbo: Rock e repressão durante o AI-5 (2012), de Alexandre Saggiorato - http://www.deltalivraria.com.br/livros/autores+regionais/10/anos+de+chumbo++rock+e+repressao+durante+o+ai5/46897

A Década do Rock: A Fotografia de Mark “Weissguy” Weiss, de Mark Weiss (2020) - https://amzn.to/3kdLXYp

50 fatos que mudaram a história do rock, de Paolo Hewitt (2013) - https://amzn.to/2U5wFdC

Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock, de Lobão (2017) - https://amzn.to/3hAfrxL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W