Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Antes de iniciar ação militar, Putin contatou presidente de Belarus

Alexander Lukashenko convocou uma reunião com as forças militares de seu país

Penélope Coelho Publicado em 24/02/2022, às 08h05 - Atualizado às 09h45

Vladimir Putin e Alexander Lukashenko - Getty Images
Vladimir Putin e Alexander Lukashenko - Getty Images

De acordo com comunicado publicado pela presidência da Bielorrússia (ou Belarus), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou seu aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko, a respeito da operação militar iniciada em solo ucraniano, na manhã desta quinta-feira, 24.

"Por volta das 05:00 de hoje, ocorreu uma conversa telefônica entre os presidentes bielorrusso e russo. Durante a ligação, Vladimir Putin informou seu colega bielorrusso sobre a situação na fronteira com a Ucrânia e em Donetsk", afirmou.

Segundo informações publicadas pelo portal de notícias UOL, após o início da operação militar russa, Lukashenko convocou os comandantes do exército de seu país para uma reunião, no Palácio da Independência.

Até o momento, os representantes do Kremlin não divulgaram nenhuma informação a respeito do contato entre os presidentes.

Sabe-se que após o início da ação militar russa em solo ucraniano, já foram registradas fortes explosões em diversas cidades da Ucrânia. O país confirmou pelo menos 7 mortes e 19 feridos.