Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Antigo astronauta da NASA revela como quase se afogou no espaço

Garrett Reisman, que deixou a agência em 2011, culpou uma válvula mal ajustada

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/11/2021, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Garrett Reisman em seu traje espacial - Reprodução / Twitter
Garrett Reisman em seu traje espacial - Reprodução / Twitter

Antigo astronauta da NASA, fora da agência desde o ano de 2011, Garrett Reisman hoje utiliza das redes sociais, como o Twitter, para divulgar informações sobre o espaço e sua jornada para o público.

Em uma postagem, ele relembrou o momento em que quase se afogou com sua própria água durante uma caminhada espacial.

“Dica de astronauta #217: certifique-se de que sua válvula bucal esteja firmemente ajustada à sua bolsa de água”, escreveu em seu perfil do Twitter.

Ele ainda completou, dizendo no mesmo Tweet que não teria ficado feliz ao notar que havia água dentro do próprio capacete, e que não ficou “muito empolgado com a possibilidade de ser o primeiro astronauta a morrer afogado durante uma caminhada”.

Garrett, que na época notou pequenas gotículas vazando de uma bolsa do seu traje, teve que voltar à cabine para reforçar os ajustes.

O problema com a bolsa, de acordo com o astronauta, seria a mangueira que conecta o recipiente a um mordedor, utilizado por eles para abrir a saída da água, que estava mais frouxa do que o normal. 

Reisman não revelou a que caminhada espacial ele se referia. Tendo participado de diversas missões entre os anos de 2008 e 2010, o cientista deixou a agência em 2011, assumindo uma posição de consultor na SpaceX, empresa onde trabalha até hoje.