Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Antigo templo onde Jesus supostamente realizou um milagre é encontrado em Israel

O santuário foi construído em cerca de 320 a.C. e conta com diversas pedras esculpidas com figuras divinas

Wallacy Ferrari Publicado em 23/11/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia em plano plongê do templo - Autoridade de Parques e Natureza de Israel
Fotografia em plano plongê do templo - Autoridade de Parques e Natureza de Israel

Uma equipe de arqueólogos acredita ter encontrado o local de uma das mais importantes passagens bíblicas com atuações milagrosas de Jesus Cristo; um templo foi escavado pela Universidade de Haifa em Banias, em Israel, e é relacionado ao episódio da cura de uma mulher que sangrava há 12 anos, como relata o The New York Post.

De acordo com a obra, a mulher apenas tocou no manto de Jesus e o sangramento foi instantaneamente interrompido. O local do ocorrido é atribuído a um templo, no topo de um santuário grego, datado de, pelo menos, 320 a.C. — mas não era criada para Cristo, sendo um lugar de louvor a Pan antes do cristianismo.

Uma das pedras de Pan encontradas no templo antigo / Crédito: Autoridade de Parques e Natureza de Israel

Um dos pontos que embasam a teoria do culto a Pan no local foi o encontro de pedras esculpidas com figuras relacionadas, como cruzes trabalhadas nos ladrilhos e em divindades. A professora Adi Erlich liderou a escavação e acrescentou, em entrevista ao The Times of Israel, que esta pode ser a mais antiga igreja do país.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.