Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Antônio Bento: livro revela história de nome pouco mencionado na luta contra a escravidão

Utilizando fontes primárias, o papel de Bento é abordado pela primeira vez através de obra escrita por bisneto direto do bibliografado

Caio Tortamano Publicado em 21/09/2020, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O humanista Antônio Bento - Divulgação - Reality books
O humanista Antônio Bento - Divulgação - Reality books

Um dos maiores abolicionistas brasileiros passou muito tempo fora dos holofotes, no entanto, uma obra recente promete reconsiderar o modo como enxergamos um dos principais defensores do fim da escravidão no Brasil, o humanista Antônio Bento.

Foram 10 anos de pesquisa organizados pelo bisneto do homem, Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro, e a professora Débora Fiuza de Figueiredo Orsi, autores do livro A Redenção de Antônio Bento. A obra aborda a luta de Bento contra um sistema estabelecido em cima das relações escravistas, e todas as dificuldades enfrentadas no caminho.

Os caifazes, grupo abolicionista que defendeu a abolição da escravatura em todo o estado de São Paulo, era liderado pelo poeta Luís Gama que, ao falecer, deu o lugar de influência e direção para o defensor dos escravos, Antônio Bento. No livro escrito por seu bisneto, a atuação de  Bento dentro desse grupo é explorada em seus bastidores, e mostram a coragem necessária para se tomar frente da luta.

Antônio divulgava seus ideais em seu jornal, chamado A Redempção, com edições publicadas entre 1887 e 1899, que foram essenciais para a produção da bibliografia A Redenção de Antônio Bento — título da obra faz alusão ao edital, que é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


+Saiba mais sobre o episódio citado acima por meio da obra disponível na Amazon Brasil:

A Redenção de Antônio Bento, de Luiz Antônio Muniz de Souza e Castro e Debora Fiuza de Figueiredo Orsi (2020) - https://amzn.to/35ThHuM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W