Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ao acaso, impressionante mosaico de 1.600 anos é desenterrado em Israel

O pavimento data do período bizantino e é a primeira vez que algo do tipo é descoberto na região

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/04/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mosaico encontrado em Israel - Divulgação/Assaf Peretz - Autoridade Israelense de Antiguidades
O mosaico encontrado em Israel - Divulgação/Assaf Peretz - Autoridade Israelense de Antiguidades

Durante escavações lideradas pelo arqueólogo Avishag Reiss, da Autoridade de Antiguidades de Israel, um mosaico de 1.600 anos foi descoberto na cidade de Yavne, em Israel. As informações são do portal de arqueologia Ancient Pages.

“No início, não percebemos que o piso é multicolorido”, explicaram as pesquisadoras Elie Haddad e Hagit Torgë, responsáveis pela análise do item, em comunicado. “Partimos do princípio de que se tratava de um simples pavimento em mosaico branco pertencente a mais uma instalação industrial”.

No entanto, a descoberta era muito mais impressionante: “Mas manchas pretas pontilhadas ao redor do mosaico sugeriam que era mais de uma cor e nos levaram a remover a pátina esbranquiçada que o cobriu por anos”. 

Crédito: Divulgação/Assaf Peretz - Autoridade Israelense de Antiguidades

Assim, os especialistas envolvidos na descoberta perceberam que se tratava de um mosaico colorido com um padrão geométrico. Além disso, notou-se que ele contava com uma moldura de cor preta.

O pavimento remonta ao período bizantino da região e provavelmente fazia parte de “um esplêndido edifício residencial em um bairro rico adjacente à zona industrial”, conforme os arqueólogos. 

Agora, uma parceria entre a Autoridade de Antiguidades de Israel e o município de Yavne fará com que o mosaico fique acessível ao público, sendo colocado em uma praça próxima ao centro cultural da cidade. 

“Fico feliz que o mosaico seja exibido em uma localização central da cidade, para que os valores incorporados ao seu patrimônio sejam preservados e tornados acessíveis ao público em geral”, disse o arqueólogo Diego Barkan, da Autoridade de Antiguidades de Israel.