Notícias » Arqueologia

Ao estudar túmulo de 14 mil anos, pesquisadores encontram gravura de figura humana

Em Israel, arqueólogos ficaram surpresos ao descobrir uma imagem extremamente rara na sepultura

Isabela Barreiros Publicado em 22/04/2020, às 14h26

Figura humana encontrada na sepultura
Figura humana encontrada na sepultura - Eli Crater Gerstein

Em Israel, pesquisadores estavam estudando sepulturas antigas quando encontraram uma gravura extremamente rara em uma delas. Como a descoberta dos túmulos em si havia sido feita anteriormente, os responsáveis pela pesquisa afirmaram que a análise de radiocarbono de vários esqueletos revelaram que eles datavam de 14 a 12 mil anos.

Os especialistas do Instituto de Arqueologia Zinman da Universidade de Haifa, em Israel, em laboratório, observaram recentemente a imagem pela primeira vez. Acredita-se que a figura humana encontrada pode se tratar de um antigo xamã dançarino, parte da cultura do povo natatuiano, que teria vivido na região.

Eles sugerem ainda que a figura pode representar uma pessoa vestida de animal, mais especificamente um lagarto. Por meio dessa análise, foi possível perceber que os rituais funerários do povo eram mais complexos do que se acreditava anteriormente.

Além desta laje de sepultura em específico, foram descobertas cerca de 30 túmulos e dez lajes feitas de rocha na caverna de Raqefet, no norte de Israel. Segundo os arqueólogos, os natatuiano foram os primeiros da região a desenvolver uma espécie de cemitério para seus mortos.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W