Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Aos 18 anos, universitária mineira faz descoberta de asteroide em pesquisa reconhecida pela Nasa

Laysa Peixoto cursa Física na UFMG e descobriu a nova rocha espacial em agosto

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/09/2021, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asteroide descoberto e a estudante Laysa Peixoto - Divulgação/Instagram/astrolaysa
Asteroide descoberto e a estudante Laysa Peixoto - Divulgação/Instagram/astrolaysa

Laysa Peixoto Sena Lage é uma estudante universitária que cursa o segundo período de Física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aos 18 anos de idade. Em agosto deste ano, ela foi responsável por uma descoberta impressionante: nada mais nada menos que um novo asteroide no espaço. 

No começo do ano, a jovem, que sempre estudou em escola pública, se candidatou ao programa de “caça a asteroides” da Nasa em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration.

Desde então, ela vem analisando imagens de computador em sua casa, o que fez com que se deparasse com a rocha espacial.

"Eu vejo as imagens pelo telescópio e estudei o sistema solar do instituto no Havaí. Analiso pixel por pixel da imagem, percebo algumas características e valores. Aí fui enviando relatório para eles. Depois de um tempo, eles comprovaram que era um asteroide mesmo”, explicou ao G1.

O asteroide foi batizado de LPS 003, que conta com suas iniciais, e foi reconhecido pela própria agência espacial. A universitária relata ainda que recebeu um certificado da Nasa pela descoberta feita da sua própria casa, que fica em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Além de fazer parte do projeto, a jovem também integra o Observatório Astronômico da UFMG e já ganhou medalhas em competições de astronomia.

Na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2020, ela ficou em segundo lugar, enquanto na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, a estudante levou a bronze. 

"Sempre foi meu sonho poder contribuir com a física, com a ciência. Sempre fui apaixonada pelas estrelas e o que me deixa mais feliz é que estudei a vida inteira em escola pública, então, independentemente de onde a pessoa estudou, ela pode realizar sonhos e conseguir o que quiser", celebrou Peixoto