Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Apoio à Rússia? Prefeito ucraniano teria mudado de lado na guerra

Líder de frente inimiga postou uma fotografia em reunião com Volodymyr Bandura

Redação Publicado em 15/06/2022, às 11h27 - Atualizado em 18/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia com Denis Pushilin à esquerda e Volodymyr Bandura à direita - Divulgação/ Telegram
Fotografia com Denis Pushilin à esquerda e Volodymyr Bandura à direita - Divulgação/ Telegram

O governo da Ucrânia anunciou na semana passada o início de uma investigação a respeito do prefeito da cidade de Svyatohirsk, Volodymyr Bandura, que teria se tornado suspeito de traição após postar em suas redes sociais um vídeo em que faria alegações pró-Rússia. 

Os temores das autoridades ucranianas se confirmaram após a captura recente do município, durante o qual o político teria colaborado com o exército russo e "mudado para o lado do inimigo". 

Conforme informações repercutidas pela CNN, Bandura juntou-se à chamada República Popular de Donetsk (DPR), uma entidade separatista que clama a independência de certos territórios da Ucrânia, contando com o reconhecimento do Kremlin. 

Comunhão com o inimigo

Estamos em contato com ele há muito tempo, ele estava esperando, como muitos moradores de Sviatohirsk, pela libertação e apoia uma operação militar especial”, afirmou Denis Pushilin, o auto-proclamado líder do DPR, em uma publicação feita no Telegram na última segunda-feira, 13. 

Na mensagem, Pushilin ainda revelou que, como o prefeito ucraniano era "respeitado e apoiado pelos moradores", ofereceu que ele permanecesse na administração da cidade. A postagem foi finalizada com uma foto dele com Bandura