Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

Após 25 anos, água-viva rara é vista pela segunda vez na história

Visualizada pela primeira vez em 1997, a aparição era a única conhecida em registros científicos

Wallacy Ferrari Publicado em 06/08/2022, às 06h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da água-viva - Divulgação / YouTube / GoodLuck Videos
Imagem da água-viva - Divulgação / YouTube / GoodLuck Videos

Uma água-viva rara, anteriormente visualizada de maneira inédita, foi observada pela segunda vez na história por um mergulhador que perambulava pelas águas na costa de Papua Nova Guiné, na Oceania; trata-se de uma água-viva Chirodectes maculatus, vista na Grande Barreira de Corais em 1997.

Agora, sua existência não apenas está comprovada como conta com registros em vídeo em alta definição. As imagens foram feitas em dezembro de 2021 pelo proprietário de uma empresa especializada em mergulho na região da descoberta, mas só agora contam com análises suficientes para confirmar que o animal registrado era do tipo raro.

De acordo com o portal UOL, Dorian Borcherds é o homem que fez a gravação e manifestou o apreço pela descoberta em seu perfil pessoal do Facebook: "Vi um novo tipo de água-viva enquanto mergulhava hoje. Tinha marcas legais e é um pouco maior que uma bola de futebol e ela nada muito rápido", afirmou.

Como aconteceu a identificação

Dorian acrescentou na publicação que a filha o auxiliou a descobrir a espécie, baixando um aplicativo especializado neste tipo de animal. Mesmo olhando os exemplos no celular, a identificação foi difícil, mas pôde ser feita através de uma aba que possibilitava o envio de imagens ou vídeos para um especialista analisar.

Não foi possível identificá-lo, então, ela carregou a gravação para o aplicativo e, em meia hora, ela tinha um especialista em água-viva muito animado no telefone da Tasmânia”, explicou o mergulhador.

Veja o vídeo do animal:


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.