Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Considerada extinta no Brasil há 85 anos, onça-parda volta a habitar o RJ

Um estudo finalizado esse ano concluiu que o animal avistado no Sítio Burle Marx não representa um caso isolado. Entenda!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 02/10/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de onça-parda - Getty Images
Fotografia de onça-parda - Getty Images

A última vez que uma onça-parda, conhecida popularmente como pelo nome de suçuarana, foi vista no Rio de Janeiro, foi em 1936. Após sua aparente extinção por quase um século, no entanto, o felino voltou a habitar a região. 

Segundo repercutido pela Veja na última sexta-feira, 1, um indivíduo da espécie foi observado em junho de 2020, no Sítio Burle Marx. O episódio chamou a atenção de especialistas, que estiveram estudando a área desde então, e publicaram suas conclusões recentemente na revista científica Check List.

Jorge Pontes, um dos cientistas que participou da pesquisa, explicou que o objetivo era descobrir se o avistamento do animal era um caso isolado, ou se a espécie de fato podia deixar de ser considerada extinta

A notícia dada pelos biólogos é positiva: através da análise de pegadas e arranhões deixados em árvores, foi possível concluir que o felino está presente também no Parque Estadual do Mendanha, no Parque Estadual da Pedra Branca e ainda na Reserva Biológica de Guaratiba. 

“A onça-parda tem uma capacidade elevada de adaptação em ambientes modificados, inclusive se deslocando dentro de áreas totalmente urbanizadas para procurar abrigo, alimentação e água”, contou ainda Pontes, também conforme a Veja.