Responsável pela direção artística de ‘Nos Tempos do Imperador’, Vinícius Coimbra se pronunciou
Redação Publicado em 17/02/2022, às 20h29
Após denúncias de racismo no set da novela ‘Nos Tempos do Imperador’, o diretor artístico Vinícius Coimbra foi afastado das atividades na emissora Globo e retirado da sua posição de diretor da futura novela ‘Mar do Sertão’, que passaria a ser exibida na novela das seis. O anúncio desta movimentação foi feito na última terça-feira, 17.
A acusação de Coimbra foi emitida pelas atrizes Cinnara Leal, que interpretou Justina, Dani Ornellas, atriz por trás de Cândida, e Roberta Rodrigues, vivida por Lupita. As três se dirigiram à administração da Globo para falar sobre a descriminação que pessoas negras sofriam do ex-diretor artístico e da equipe.
Passaram-se meses e nada mudou, logo Cinnara, Dani e Roberta foram diretamente ao setor de reclamações da emissora, segundo a cobertura do portal de notícias Notícias da TV. A denúncia envolve falas preconceituosas e segregação, com documentos que provariam a separaçõe entre atores negros e brancos no set.
Além disso, as atrizes revelaram que Vinícius tentou forçá-las a defender um episódio da novela em que a trama retrata um suposto caso de “racismo reverso”. A autora Thereza Falcão, que escreveu este segmento do programa até se desculpou oficialmente com a equipe de ‘Nos Tempos do Imperador’.
Coimbra não confirmou ou negou as acusações. No entanto, afirmou que apoia todos os atores que trabalham na novela e que é a favor do diálogo entre eles e sua pessoa.
"O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias", expressou.