Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Filme que retrata vida de Carlos Marighella está em cartaz

O longa de Wagner Moura mobilizou debates nas redes sociais antes mesmo de chegar aos cinemas brasileiros

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 04/11/2021, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Marighella - Divulgação/ Globo Filmes
Cena do filme Marighella - Divulgação/ Globo Filmes

Nesta quinta-feira, 4, ocorreu o lançamento do tão esperado filme "Marighella", que se dedica a contar a história do político e guerrilheiro comunista que lutou contra a ditadura militar brasileira. 

A produção, que conta com a direção deWagner Moura, está em cartaz em cinemas de todo o país. Vale relembrar que o longa-metragem foi submetido a uma série de ataques.

Embora tenha sido exibido em festivais internacionais, por exemplo, "Marighella" recebeu nota baixa no site IMDb, e foi alvo de ataques por parte do governo Bolsonaro e seus apoiadores. 

"Um filme ser atacado pelo governo federal e esse governo tentar impedir esse filme, essa gente mobilizando sua militância para ir às redes sociais e ao IMDB dar nota baixa ao filme, isso sim é terrorismo. Isso não admito", declarou Moura a respeito do episódio em uma entrevista à Folha de São Paulo. 

Em uma conversa com o veículo Brasil de Fato, por sua vez, o diretor reiterou a importânca de relembrar a trajetória de Carlos Marighella, afirmando que ele foi uma figura histórica que teve "sua história apagada" e "silenciada pela narrativa oficial" da memória brasileira.