Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pintura

Após cerca de meio século, museu descobre em seu acervo uma obra rara e autêntica de Rembrandt

O pintor holandês foi um dos mais importantes do movimento barroco europeu

Nicoli Raveli Publicado em 06/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acredita-se que a mulher representada é a irmã do artista - Wikimedia Commons
Acredita-se que a mulher representada é a irmã do artista - Wikimedia Commons

60 anos após ter sido doada, o Museu de Arte de Allentown, na Pensilvânia, descobriu que contém em seu acervo uma obra verdadeira de Rembrandt. O pintor holandês foi um dos mais importantes do movimento barroco europeu, mas a relevância de suas pinturas só foi reconhecida depois do século XIX.

O norte-americano Samuel Kress decidiu doar ao museu, em 1961, o retrato de uma jovem de sua terra natal. A obra é datada do século XVII e é um registro de uma mulher com bochechas grandes e joias delicadas.

A pintura, que foi considerada autêntica de Rembrandt, logo foi questionada por especialistas que disseram que a obra pertencia, na verdade, a um de seus discípulos.

Autorretrato do pintor Rembrandt  / Crédito: Getty Images

Há pouco tempo, o museu enviou o quadro para uma restauração no Instituto Belas Artes da Universidade de Nova York e, para a surpresa de todos, descobriu que a obra continha traços característicos do pintor holandês. Acredita-se também que a mulher representada é a irmã do artista.

“Agora, podemos vê-lo com novos olhos. Há um brilho que estava obscurecido. E está a tornar-se tudo relevante, tendo em conta a atenção académica que está a receber”, afirmou Elaine Mehalakes, uma das responsáveis pelo memorial.

Com a descoberta, o museu planeja fazer uma comemoração com uma exposição intitulada Rembrandt Revealed (Rembrandt Revelada, em português).

A celebração deverá acontecer de 7 de junho a 1 de novembro deste ano e tem como objetivo mostrar ao público como a ciência contribuiu para essa descoberta.


++ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

Rembrandt,  Michael Bockemuhl (2015) - https://amzn.to/2PNvLNl 

Rembrandt, Drawings & Etchings, Peter Schatbom (2019) - https://amzn.to/3awMfS5

Teoria do Barroco, Rodrigo Espinha Baeta (2012) - https://amzn.to/2v0Ljq4 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.