Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Após décadas, documentário sobre o cotidiano da Família Real vaza no YouTube

Produção intitulada de “Família Real” foi banida pela realeza na década de 1970

Fabio Previdelli Publicado em 08/02/2021, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da rainha Elizabeth II em um jantar - Getty Images
Imagem ilustrativa da rainha Elizabeth II em um jantar - Getty Images

Produzido originalmente em 1969, um documentário sobre a família real britânica vazou misteriosamente no YouTube. A produção, supostamente, foi banida por décadas pela rainha Elizabeth II, já que dava ao público uma visão íntima da realeza.  

Quando foi ao ar pela primeira vez, em exibição pela BBC, o filme foi assistido por milhões de pessoas. Contudo, depois de um suposto pedido do Palácio de Buckingham, o mesmo foi arquivado e não foi mais exibido desde os anos 1970.  

Porém, o documentário, intitulado de “Família Real”, acabou sendo publicado no YouTube, mas foi retirado rapidamente da plataforma depois de uma denúncia por uso de direitos autorais. Ainda não se sabe como o vídeo vazou e quem o publicou.  

Na produção, Elizabeth II teria comparado um embaixador norte-americano a um gorila. “Havia um gorila. Eu fiquei incomodada... ele tinha corpo curto, braços longos”, teria dito a monarca à agência de notícias PA Media.  

Outras cenas do documentário mostram a realeza comendo junta e a rainha revirando sua bolsa para comprar doces para o príncipe Edward.

Os registros foram considerados inovadores por mostrar a família real sob uma nova perspectiva.  

Em 1969, o filme de quase duas horas de duração foi visto por mais 30 milhões de pessoas, sendo uma das transmissões mais vistas do Reino Unido em toda a história. Segundo a BBC, cerca de 350 milhões de pessoas viram a produção em todo o mundo. 

O documentário foi filmado na década de 1960, após a realeza conceder à BBC o acesso exclusivo ao cotidiano do Palácio de Buckingham.

Naquela época, a família real era vista como certa distância da sociedade normal. O filme teria sido uma maneira encontrada de recuperar essa ligação.  

Entretanto, o programa nunca agradou a todos. Em entrevista, anos depois, a princesa Anne, filha da rainha, declarou que não se sentia confortável com a produção.

“Nunca gostei da ideia do filme da família real. Sempre achei que era uma ideia péssima”, disse, segundo a PA. "A atenção que se recebia desde que se era criança, você simplesmente não queria mais. A última coisa que você precisava era de maior acesso". 

Sobre Elizabeth II

A Rainha Elizabeth IIé uma das figuras mais icônicas da atualidade — e da História. Com quase uma centena de anos, aos 94 anos, ela é a monarca que está ocupando a mais tempo o trono do Reino Unido e de mais 15 estados independentes.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

14 primeiros-ministros já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo de sua extensa vida. Com quase um século de vida, Lilibeth já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial.