Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Após fala polêmica sobre o Holocausto, Whoopi Goldberg é suspensa de talk show

A atriz afirmou na última segunda-feira, 31, durante o programa de televisão ‘The View’, que o Holocausto ‘não era sobre raça’

Isabela Barreiros Publicado em 02/02/2022, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Whoopi Goldberg - Getty Images
A atriz Whoopi Goldberg - Getty Images

Na última terça-feira, 1, a atriz Whoopi Goldberg foi suspensa do talk show "The View", da ABC, depois de ter falado no programa um dia antes que o Holocausto “não era sobre raça”. O comentário polêmico fez com que a artista fosse muito criticada nas redes sociais.

"Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos", declarou o presidente da divisão de notícias da ABC News, Kim Godwin, via nota publicada no Twitter, repercutida pelo jornal O Globo. 

“Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários”, acrescentou. "Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades de judeus".

Goldberg discutia o Holocausto com os co-apresentadores do “The View” após a decisão de um conselho local do Tennessee de proibir a HQ “Maus”, que retrata como a família judia do autor Art Spielgmann conseguiu sobreviver aos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945).

São pessoas brancas fazendo isso com pessoas brancas, então vocês vão lutar entre si", comentou a atriz em certo ponto do programa, acrescentando que o Holocausto “não foi sobre raça”, como repercutido pela mídia.

Conhecida por seus papéis em filmes como ‘Ghost - Do Outro Lado da Vida’ (1990) e ‘Mudança de Hábito’ (1992), a artista veio à público durante o "The Late Show", ainda na segunda-feira, pedir desculpas pelas declarações. Ela também escreveu uma nota no Twitter.

“No programa de hoje, eu disse que o Holocausto 'não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro'. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. (...) Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado”, escreveu.

Cerca de seis milhões de judeus foram mortos pelos nazistas durante o período da Segunda Guerra Mundial. A ideologia pregava uma supremacia da raça branca, que se considerava ariana e superior.