Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Após hiato de 40 anos, baleias azuis voltam a nadar na costa da Espanha

O comportamento curioso do enorme mamífero tem dividido opiniões dos especialistas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/08/2021, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de uma baleia - Divulgação / Pixabay / Free-Photos
Fotografia meramente ilustrativa de uma baleia - Divulgação / Pixabay / Free-Photos

Após 40 anos longe, as baleias azuis voltaram a nadar nas águas da costa atlântica da Espanha, causando surpresa. O caso foi divulgado pelo The Guardian e repercutido pelo UOL nesta quarta-feira, 25. 

O local, que é conhecido por ter possuído uma corpulenta indústria baleeira no passado, quase levou a espécie à extinção com sua prática de caça ao mamífero gigante.

A razão por trás do retorno dos animais, por sua vez, dividiu as opiniões dos especialistas. 

"Acredito que a moratória da caça às baleias foi um fator chave. Na década de 1970, pouco antes de a proibição ser introduzida, uma geração inteira de baleias azuis desapareceu. Agora, mais de 40 anos depois, estamos vendo o retorno dos descendentes dos poucos espécimes que sobreviveram", contou o biólogo marinho Bruno Diaz em entrevista ao The Guardian

O motivo da volta das baleias, todavia, pode ser relacionado com fatores mais alarmantes, como a devastação de seu habitat atual. 

"Estou pessimista porque existe uma grande possibilidade de que as mudanças climáticas tenham um grande impacto no habitat da baleia azul (...) Se isso significar que os alimentos que elas normalmente buscam está desaparecendo, então o que estamos vendo é dramático e não algo para comemorar", explicou Alfredo López, outro pesquisador da área, em conversa com o jornal ao jornal espanhol La Voz de Galicia.