Notícias » Rússia x Ucrânia

Após invasão, modelos de site adulto não recebem pagamento na Rússia

Mesmo que agora as contas estejam estáveis, por dias os modelos da plataforma OnlyFans ficaram sem acesso e sem ganhos

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 28/02/2022, às 19h00

Soldado ucraniano em patrulha (2022) e logo da plataforma de assinaturas OnlyFans
Soldado ucraniano em patrulha (2022) e logo da plataforma de assinaturas OnlyFans - Getty Images e Divulgação / OnlyFans

Desde a imposição das sanções econômicas sobre a Rússia, uma discussão sobre os impactos da decisão em pessoas financeiramente vulneráveis tem sido um dos lados do debate. No entanto, os bloqueios já estão afetando os russos, como aconteceu com modelos da plataforma de conteúdo OnlyFans, geralmente destinada ao público adulto.

Profissionais russos, ucranianos e bielorrussos, no último final de semana, identificaram dificuldades ou impossibilidades de acessar suas contas e seus ganhos, já que o site, aparentemente, afirmava que “seu país não é compatível com pagamentos, portanto, não podemos ajudá-lo com esse assunto no momento”.

O problema já foi solucionado pela plataforma OnlyFans, segundo informou a cobertura do portal de notícias Rolling Stone. Durante os últimos dias, no entanto, alguns criadores perderam milhares de dólares. A famosa modelo russa Bunnie Mommy, por exemplo, perdeu o equivalente a 41 mil reais quando sua conta foi bloqueada.

No curto prazo, não tenho dinheiro para viver. Muitas modelos se deparam com isso, ninguém pensou que poderia acontecer. A longo prazo, todos nós estamos desempregados”, afirmou a profissional, que não foi avisada pelo site.

Em sua conversa com a Rolling Stone, a modelo comentou a ideia de que todos os russos apoiam o governo de Vladimir Putin e a invasão militar na Ucrânia. Apontando que gostaria de sair do país, Bunnie Mommy afirmou que muitas pessoas russas estão sendo presas por qualquer desacordo.

Qualquer pessoa que for a comícios pacíficos ou falar verdades na internet, pode ser presa, punida, privada de trabalho e de casa. Fazemos tudo o que podemos. Mas não funciona. Mas ainda tentamos. Eu posso ser presa mesmo por contar isso agora", disse.

A ação do OnlyFans foi causada pelas expulsões e sanções efetuadas pelas potências da Otan em cima da Rússia. Entretanto, impactou também modelos e artistas ucranianos, como Mizuki, que teve de pedir doações nas redes sociais: “Devido à situação no meu país Ucrânia, não haverá cosplays. Estou vivendo com medo há dois dias e não sei o que fazer. Moro em Kiev e constantemente ouço bombardeios”, narrou.

Atualmente, a plataforma conseguiu identificar uma solução para o problema e garantiu a funcionalidade das contas em qualquer país. Porém, apesar disso, ainda não há notícias ou movimentações em relação ao dinheiro que foi perdido com os bloqueios.