Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Após quatro anos, Val Kilmer volta a falar através de inteligência artificial

Tempos depois de descobrir e tratar um câncer na garganta, o ator recobrou a capacidade de se comunicar claramente

Pamela Malva Publicado em 23/08/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Val Kilmer em evento - Getty Images
Fotografia de Val Kilmer em evento - Getty Images

Em 2017, o ator Val Kilmer descobriu e tratou um quadro de câncer na garganta com sessões de quimioterapia, radioterapia e traqueostomia, procedimento que o fez perder a capacidade de falar claramente. Agora, quatro anos mais tarde, o artista conseguiu voltar a falar através de uma nova inteligência artificial, segundo o Olhar Digital.

Com a ajuda do próprio ator, a empresa Sonantic, especialista em desenvolvimento de inteligências artificiais, programou um aparelho especial, cujo objetivo é simular a voz de Kilmer. Tal ferramenta, então, foi sincronizada com antigas gravações do homem.

Dessa forma, aos 61 anos, o artista recobrou a capacidade de falar claramente, ainda que a tecnologia simule sua voz com certa aspereza. Os cientistas envolvidos no projeto, contudo, afirmam que a voz robótica é bastante semelhante à de Val.

Nascido em Los Angeles, na Califórnia, Kilmer recentemente produziu um documentário autobiográfico sobre seus 40 anos de carreira no cinema. Lançado em julho de 2020, o longa ‘Val’ está disponível no Amazon Prime Video. Confira o trailer abaixo: