Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após recuo de Bolsonaro, Doria publica Tweet: 'O leão virou um rato'

Presidente se manifestou publicamente após os polêmicos protestos de 7 de setembro

Redação Publicado em 09/09/2021, às 23h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Doria (à esqu.) e Bolsonaro (à dir.) - Divulgação/ Rovena Rosa/ Agência Brasil e Getty Images
João Doria (à esqu.) e Bolsonaro (à dir.) - Divulgação/ Rovena Rosa/ Agência Brasil e Getty Images

Após o tom antidemocrático que marcou as manifestações ocorridas no Brasil em 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro decidiu lançar um comunicado onde diz que não tem como objetivo atacar os Poderes da República. 

O comunicado fora divulgado na página do Palácio do Planalto online. A mensagem do presidente se dá num momento em que não só a legitimidade do STF foi atacada, mas também o ministro Alexandre de Moraes, que hoje investiga milícias virtuais que ameaçam à democracia. 

"No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar", diz Bolsonaro.

Ele também cita os conflitos diretos com o STF. 

"Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum".

'O leão virou rato'

Após a publicação do comunicado, João Doria (do PSDB) fez um Tweet, no mínimo, curioso. Apesar de não mencionar Jair Bolsonaro ou qualquer outro nome, ele diz: '"O leão virou um rato. Grande dia!"

Diante do post, apoiadores de Bolsonaro saíram em sua defesa. 'Chega de brigas! Recuar não é sinal de covardia, mas atitude de reconhecer erros. O Brasil precisa de união, maturidade e eixo. Estamos numa pandemia que não acabou. É hora de ter grandeza e todos governar para o povo e pelo povo que paga impostos', diz um internauta. 

No entanto, outros elogiaram a publicação do governador de São Paulo. 'Infelizmente acabou a competitividade. Não existe nenhum político à altura de João Dória no Brasil. Talvez, a exemplo da Austrália, que retirou-se do futebol oceânico rumo à Ásia em busca de maiores desafios, Doria deveria ir para os EUA e assumir o Salão Oval da Casa Branca'. 

Abaixo, você confere o comunicado completo do Presidente da República.

Confira a carta completa abaixo.

"Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil".