Notícias » Brasil

Após serem filmados fazendo saudação nazista, estudantes são suspensos de colégio

O caso aconteceu em uma escola particular em Criciúma, Santa Catarina

Penélope Coelho Publicado em 27/08/2021, às 12h39

Alunos fazendo saudação nazista
Alunos fazendo saudação nazista - Divulgação/Twitter

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 27, pelo portal de notícias G1, uma escola particular localizada em Criciúma, Santa Catarina, decidiu suspender alunos do 9° ano do ensino fundamental, após o grupo ter sido filmado fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula.

Recentemente, as imagens foram divulgadas em uma conta sem identificação na rede social Twitter. O colégio informou que o caso aconteceu há três meses. As suspenções só aconteceram após a publicação das imagens, na última quarta-feira, 25.

Na filmagem é possível observar seis alunos realizando a saudação adotada durante a Segunda Guerra Mundial (1938 -1945) pelo Partido Nazista, como um sinal da lealdade ao líder nazista Adolf Hitler.

Segundo a reportagem, o colégio informou através de uma nota oficial que repudia tal ato e afirmou que a missão da instituição é “transformar a vida das pessoas por meio da educação".


Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.