Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após três horas, tartaruga-gigante de 300 quilos realiza desova no litoral sul de São Paulo

Caso envolvendo o animal se deu numa praia de Itanhaém

Penélope Coelho Publicado em 23/02/2021, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da tartaruga-gigante - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Imagem da tartaruga-gigante - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 22, pelo portal de notícias UOL, uma tartaruga-gigante — que pesa cerca de 300 quilos e mede aproximadamente 1 metro e 77 — chamou a atenção dos moradores de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, ao depositar ovos na Praia do Suarão.

Segundo revelado na publicação, a chamada tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea), realizou a desova na última sexta-feira, 19, na ocasião, o animal levou cerca de 3 horas para finalizar o processo e voltar para o mar.

De acordo com especialistas do Instituto Biopesca — que monitoraram o acontecimento — a espécie é ameaçada de extinção e, por isso, recebeu uma identificação de metal que ajuda em sua conservação.

Especialistas isolam local da desova em Itanhaém / Crédito: Divulgação/ @institutobiopesca

O local da desova foi isolado e está sendo monitorado 24 horas por dia pela Guarda Civil Municipal, em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Segurança de Itanhaém.

Os ovos podem demorar até 50 dias para eclodirem, de acordo com a veterinária, Vanessa Ribeiro, a tartaruga estava “procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades”.

Sabe-se que a praia do Suarão é conhecida pelo intenso fluxo de turistas, por isso, as autoridades locais pediram a compreensão da população e dos visitantes, para que não se aproximem do local da desova e ajudem a preservar a integridade do ninho.

Confira o vídeo.