Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indígenas

Após veto derrubado, 'Dia do Índio' agora se chama 'Dia dos Povos Indígenas'

No mês passado, ao impedir aprovação da proposta, Jair Bolsonaro alegou que não havia 'interesse público' na alteração

Redação Publicado em 06/07/2022, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Indígenas brasileiros - Getty Images
Indígenas brasileiros - Getty Images

Após derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que propunha a alteração do nome do Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas, a mudança finalmente ocorrerá.

A queda do veto foi aprovada ontem no Senado com 69 votos a favor, sem qualquer oposição. Já na Câmara dos Deputados houve 414 deputados favoráveis, 39 contrários, além de 2 abstenções. A alteração deverá ser promulgada pelo Congresso.

De acordo com o portal de notícias UOL, o projeto foi proposto pela deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), única indígena na Câmara. Segundo ela, o objetivo é "atualizar para uma nomenclatura mais respeitosa e mais identificada com as comunidades indígenas a justa homenagem que é prestada" no dia 19 de abril.

Conforme a fonte, após a derrubada da decisão do presidente, quem afirmou que não havia interesse público na mudança, Wapichana comemorou nas redes sociais: "Dia histórico e de vitória para todos nós indígenas".

Povos plurais

Para a deputada, a utilização do termo "povos indígenas" ressalta a pluralidade na sociedade brasileira e reconhece "o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico".