Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / É de Casa

Apresentadora se desculpa após pedir para convidada negra servir participantes em programa

Episódio ocorreu no último sábado, 11, durante o programa 'É de Casa', da Rede Globo

Redação Publicado em 14/06/2022, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Programa 'É de Casa' - Divulgação/Vídeo
Programa 'É de Casa' - Divulgação/Vídeo

Nesta terça-feira, 14, a apresentadora Talitha Morete pediu desculpas por um erro cometido no último sábado, 11, no programa “É de Casa”. Na ocasião, Talitha pediu para que Dona Silene, vendedora de cocadas e convidada do programa, que é negra, para servir os outros participantes que estavam sentados.

A mulher foi chamada ao programa para reproduzir sua receita de cocadas. A situação rendeu muitas discussões na internet acerca do racismo estrutural. Ainda na transmissão do programa, Manoel Soares, também apresentador, interveio e passou a servir os convidados.

Pedido de desculpas

A apresentadora disse em seu Instagram que falou com Silene e pediu desculpas à ela. Ela também pediu desculpas com o público, por sua fala. Ainda na rede social, Talitha contou que refletiu sobre o ocorrido desde sábado e que, como ser humano e comunicadora, quer transformar esse triste episódio em aprendizado e em um compromisso de vigília antirracista constante.

"Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar", conta ela.

Ela finalizou o texto com um agradecimento ao colega, Manoel Soares: "Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete."

O apresentador também se pronunciou sobre o post da colega: "Talita, acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você. Inúmeras vezes você e as outras colegas de apresentação me ajudaram a mapear e reduzir meu machismo estrutural, sou grato por isso, assim como deve existir em você agora uma gratidão por essas pessoas que muitas vezes de forma ácida apontam o rumo certo de comportamento racial".