Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Arco de origem indígena é encontrado em rio no Mississippi

A peça foi localizada no fundo de uma propriedade privada e teve a origem identificada

Caio Tortamano Publicado em 27/07/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arco encontrado em fundo de riacho - Divulgação - Facebook
Arco encontrado em fundo de riacho - Divulgação - Facebook

Em um riacho do Mississippi, localizado na propriedade de um homem, um intrigante arco foi descoberto e será doado a Comunidade Choctaw, de Oklahoma. Scott Summerlin, de 42 anos, foi quem fez a impressionante descoberta no leito do riacho.

Inicialmente, o homem acreditava que se tratava de velho um pedaço de madeira. Todavia, o rapaz logo notou que o intrigante item apresentava imagens de animais. Assim, descartou a hipotese inicial.

Recuperando o objeto e após análises de um time de arqueólogos, também foi revelado que existia um apoio para o dedão no arco, de maneira que foi possível deduzir que o dono da arma era destro.

Três instituições participaram das pesquisas envolvendo o item: Departamento de Arquivos e História do Mississippi, o Instituto de Arqueologia The Cobb e a Comunidade Choctaw de Oklahoma. Em parceria, conseguiram identificar a idade do arco, que deve ter entre 300 e 500 anos.

“Sempre que um artefato como esse é encontrado, é um grande negócio. Os materiais orgânicos geralmente se decompõem e desaparecem do registro arqueológico - particularmente no clima quente e úmido aqui no Mississippi. Nas raras ocasiões em que um item de madeira como esse é encontrado, conseguimos informações que não são possíveis na maioria das vezes”, afirmou Derek Anderson, arqueólogo envolvido na descoberta.

Arco encontrado em fundo de riacho / Crédito: Divukgação - Facebook

James Starnes, do Departamento de Geologia do Mississipi sugeriu o que pode ter acontecido com a ferramenta. De acordo com a sua visão, o item “provavelmente perdido, correu pelo rio e acabou afundando”. O dono da descoberta ainda afirmou que, curiosamente, a água ajudou a preservar o arco.