Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Argentina

Argentina: Gafanhoto ‘gigante’ causa alerta no país

Especialistas afirmam que essa nova espécie do inseto é três vezes maior do que o usual e pode prejudicar as plantações locais

Penélope Coelho Publicado em 22/08/2020, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova espécie de gafanhoto gigante - Divulgação /  Daniel Igarzaba
Nova espécie de gafanhoto gigante - Divulgação / Daniel Igarzaba

Na última quinta-feira, 20, o Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), declarou estado de alerta fitossanitário, em decorrência de uma nova espécie de gafanhoto de tamanho três vezes maior do que aqueles que já circulavam no país. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, essa é uma nova espécie de gafanhoto chamada de Tropidacris collaris, ou, popularmente conhecida como tucura quebrachera. Segundo especialistas, o inseto ‘gigante’ pode prejudicar a economia da Argentina, causando impactos em setores de plantação, pastagens e flora nativa.

Em decorrência desses motivos, o alerta emitido vai até 31 de março de 2021 e tem o objetivo de implantar medidas de segurança em parceria com os produtores locais, a fim de diminuir os danos que podem ser causados pelos insetos.

Segundo o Senasa, as pragas comem muito e se alimentam de quase todas as plantas, o que consequentemente, pode afetar a agropecuária e até mesmo a pecuária de forma indireta.

Os tucuras estão avançando em ondas nas localidades argentinas de Santa Fé, Entre Ríos, San Luis, Pergamino e até Buenos Aires. Nesse período, os gafanhotos já causaram prejuízos em lavouras de soja, milho, algodão, matas nativas e pastagens.