Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arma histórica é descoberta na Croácia, afirmam arqueólogos

Segundo os especialistas, o artefato descoberto fornece informações sobre sistema de defesa adotado entre croatas e otomanos nos séculos 17 e 18

Nicoli Raveli Publicado em 11/05/2020, às 17h30 - Atualizado às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mačkula, uma arma de artilharia utilizada pelos croatas - Divulgação
Mačkula, uma arma de artilharia utilizada pelos croatas - Divulgação

Recentemente, os arqueólogos do Parque Nacional Krka, na Croácia, descobriram um importante artefato que era muito utilizado nos séculos 17 e 18: mačkula, uma arma de bronze que era usada para atacar inimigos otomanos e garantir proteção.  

Além disso, o parque alegou, em nota, que a mačkula também era utilizada durante a manifestação tradicional Sinjska Alka. "Todo grito 'hit u sridu' é comemorado por um tiro do mačkula. Seu valor é aumentado ainda mais durante a cerimônia para o vencedor, quando vários mačkula atiravam dos antigos muros fortificados ”, acrescentou.

Arqueólogos na muralha de defesa medieval / Crédito: Divulgação 

De acordo com os especialistas, a arma foi encontrada a poucos metros da entrada da fortaleza de Nečven, em um muro utilizado como defesa no século 14. Ainda segundo o anúncio, as fortalezas de Nečven e Trošenj, construídas e pertencentes às grandes famílias croatas Nelipići e Šubići como parte do sistema de defesa medieval, hoje são valorizadas dentro do Parque Nacional.

Fortaleza de Nečven / Crédito: Divulgação 

Para Nella Slavica, diretora do Instituto Público do Parque Nacional Krka, o objeto é uma descoberta valiosa que completará a coleção arqueológica do local e contribuirá para a valorização do patrimônio cultural e histórico da região.