Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Armas surpreendentes da Segunda Guerra são encontradas por soldados na Polônia

Um revólver, um rifle, uma metralhadora e partes de um caminhão nazista integraram o acervo de um museu militar no país

André Nogueira Publicado em 06/04/2020, às 07h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objetos de guerra - Museu Militar Świętokrzyskie
Objetos de guerra - Museu Militar Świętokrzyskie

Quatro novos artefatos de alta validade da Segunda Guerra Mundial foram descobertos no condado de Kielce, na Polônia, por uma patrulha de sapadores (montadores de trincheiras) do Centro de Preparação para Missões Estrangeiras do país. As três armas e a lagarta de caminhão foram entregues ao Museu Militar Świętokrzyskie, no município de Małogoszcz.

Os objetos eram: parte da correia, com sete ligações, do caminhão nazista de semilagarta Opel Maultier; Pistola-metralhadora soviética PPSh-41; a espingarda alemã Gewehr, ou Mauser modelo 98b; e uma cópia belga do revólver britânico Bulldog calibre 38 sem tambor.

Metralhadora PPSh-41, de 1941 / Crédito: Museu Militar Świętokrzyskie

Segundo o comandante da patrulha responsável pelo achado, Robert Krasowski, os elos da lagarta do veículo foram encontrados numa operação de extração de mísseis de argamassa na região. Já as armas foram reveladas acidentalmente durante obra em Rudki, interior do condado em questão, enroladas em casacos e trapos debaixo da terra.

Opel Maultier nos anos 1940 / Crédito: Wikimedia Commons

“Embora para muitos isso seja apenas sucata de guerra, prefiro essa sucata, que é testemunha da turbulenta história dessa província, do que uma nota com a fatura de uma loja”, afirmou Pawel Grosicki, dono do Museu Świętokrzyskie, congratulando o achado. Os objetos já estão passando por um processo de restauração técnica.