Notícias » Arqueologia

Arqueóloga descobre influência de Pitágoras em aquedutos antigos na Grécia

Teorias matemáticas de Pitágoras ficam claras em construções realizadas em sua terra natal

Penélope Coelho Publicado em 29/05/2020, às 17h00

Busto de Pitágoras
Busto de Pitágoras - Wikimedia Commons

A arqueóloga e historiadora Bettany Hughes decidiu explorar a famosa ilha de Samos, na Grécia, com objetivo de descobrir evidências sobre o famoso matemático nascido na ilha, Pitágoras. Durante a gravação de sua nova série documental, Hughes descobriu engenhosidades inspiradas por Pitágoras na construção do Aqueduto de Eupalinos.

Após diversas pesquisas e cálculos, a estudiosa chegou à conclusão de que a engenharia matemática de Pitágoras foi de grande importância na ilha, fornecendo água para a população local, há 2.500 mil anos, já que a construção permitia a abertura e saída do túnel. 

 Túnel localizado na ilha de Samos, na Grécia / Crédito: Wikimedia Commons

 

Bettany acredita que o trabalho para a construção dos aquedutos tenham começado no século 6 a.C.. O túnel foi feito à mão pelos gregos, em uma superfície de rocha sólida.

Segundo a arqueóloga, sem o túnel, a história da ilha não seria a mesma: “Um aqueduto subterrâneo que foi construído para abastecer Samos com água fresca durante um ano todo, para que a cidade pudesse sobreviver caso estivesse cercada”, afirmou a historiadora.