Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Arqueólogo indiano batiza vaso neolítico de 'Kim Kardashian'

...e agora estão falando em torná-la embaixadora do turismo da Cachemira

Thiago Lincolins Publicado em 18/09/2017, às 11h47 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A musa e o achado - Mumtaz Itoo
A musa e o achado - Mumtaz Itoo

O pote foi encontrado totalmente intacto durante escavações em um antigo pomar na cidade de Sopore, Caxemira. Com 4,800 anos, é o primeiro que pertenceu ao período Neolítico da região descoberto em boas condições.

O pote encontrado / Reprodução Mumtaz Itoo

Como você batizaria um achado assim? Mumtaz Itoo, arqueólogo que chefiou a escavação, não teve dúvidas: "Como o pote é muito bonito e voluptuoso em forma, todos nós o chamamos Kim Kardashian", disse Itoo em entrevista ao jornal indiano Sunday Guardian.

Funcionários do governo no Departamento de Cultura e Turismo negaram conhecimento do pote ser  homenageado com o nome da personalidade da TV americana. "Não estou ciente desta descoberta e do nome. Parece bom usarmos o nome para promover o turismo de Jammu e Caxemira, convidando os turistas a explorar os antigos locais relacionados ao período pré-histórico”, afirmou um oficial sênior de turismo, também ao Sunday Guardian.

A americana Kim Kardashian / Reprodução Youtube

A descoberta causou barulho após Alison Betts, arqueólogo do corpo docente adjunto da Universidade de Caxemira no Departamento de Estudos da Ásia Central, escrever um artigo mostrando mencionando o "Pote Kim", conforme o colega tinha batizado. 

De acordo com um funcionário do Departamento de Cultura da Caxemira, Kim Kardashian vai ser recomendada ao governo para ser nomeada embaixadora de turismo da região.