Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Arqueólogos descobrem centenas de itens históricos em obras de mercado municipal na Polônia

A equipe do Museu Arqueológico aproveitou o isolamento para escavar a estrutura em reforma do centro comercial

Wallacy Ferrari Publicado em 26/05/2020, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe escava as imediações do mercado - Divulgação/Museu Arqueológico de Cracóvia
Equipe escava as imediações do mercado - Divulgação/Museu Arqueológico de Cracóvia

Uma equipe de arqueólogos em parceria com o Museu Arqueológico polonês fez uma longa operação de escavação sob a praça onde fica o principal mercado municipal de Lazarski, em Poznań, na Polônia. Com diversos entusiastas e observadores, diversos itens enterrados a partir do século 17 foram resgatados pelos escavadores.

Divulgação/Museu Arqueológico de Cracóvia

A equipe aproveitou o lockdown para examinar as imediações do mercado vazio, descobrindo centenas de itens com detectores, pás e até britadeiras. Entre os escavadores, uma equipe do Grupo de História e Exploração de Wielkopolska do Ninho e da Associação de Exploração de Perkun aproveitou para auxiliar na busca e identificação dos itens.

Divulgação/Museu Arqueológico de Cracóvia

Todos os itens descobertos foram catalogados com registros dos locais onde foram resgatados e suas características. Após a separação e higienização, os itens são inseridos no inventário do Museu Arqueológico para uma análise minuciosa. A equipe do museu pretende criar um mapa interativo apontando o local e a camada das descobertas.

Divulgação/Museu Arqueológico de Cracóvia

Os buracos feitos na estrutura não prejudicaram o mercado, que já estava sendo parcialmente reformado antes da interrupção dos trabalhos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Após a conclusão da restauração, a equipe do mercado pretende criar uma exposição com alguns dos itens encontrados.