Notícias » Arqueologia

Arqueólogos descobrem curiosos artefatos romanos em Chester, na Inglaterra

Entre os itens encontrados, estão uma peça de um jogo de tabuleiro antigo, um pente e uma ponta de lança

Penélope Coelho Publicado em 19/08/2020, às 10h29

Fotografia da peça rara de um jogo de tabuleiro romano
Fotografia da peça rara de um jogo de tabuleiro romano - Divulgação / Chester Standard

Durante as obras de um novo centro de lazer chamado Chester Northgate, na cidade de Chester, Inglaterra, arqueólogos e funcionários da empreiteira vêm trabalhando com cuidado na região conhecida por sua importância histórica. Eis que durante a construção, especialistas encontraram artefatos impressionantes no local. As informações são do jornal Chester Standard.

De acordo com a publicação, os pesquisadores se depararam com uma peça de um jogo de tabuleiro. Os especialistas acreditam que o objeto tenha pertencido ao império romano, por suas características.

O item tem a forma de um losango e apresenta uma decoração comum da era romana. Para os arqueólogos, a peça deveria ser do jogo conhecido como ludus latrunculorum, ou, latrúnculo, um passatempo parecido com o que conhecemos hoje como dama, que era comum na Roma Antiga.

Além da peça de tabuleiro, outro objeto foi revelado durante as escavações.  Segundo os especialistas, o item era possivelmente usado como um pente. Além disso, eles também encontraram uma possível ponta de lança, um alfinete e um broche.

Itens romanos encontrados em Chester, na Inglaterra / Crédito: Divulgação / Chester Standard

 

Agora, as peças antigas serão enviadas para o museu da cidade: "Iremos agir com muito cuidado para proteger os sensíveis vestígios arqueológicos no local e adicionaremos tudo o que encontrarmos à nossa impressionante coleção de artefatos romanos no The Grosvenor Museum”, afirmou o pesquisador Richard Beacham, em entrevista ao Chester Standard.