Notícias » México

Arqueólogos descobrem ferramentas com 30 mil anos de idade em caverna no México

Mais de mil ferramentas foram coletadas, revelando um passado ainda mais extenso sobre a presença humana na América

Wallacy Ferrari Publicado em 23/07/2020, às 12h26

Membros da equipe que entram na caverna de Chiquihuite, México
Membros da equipe que entram na caverna de Chiquihuite, México - Devlin A. Gandy

Uma equipe de arqueólogos encontrou centenas de ferramentas em pedra numa caverna localizada na Caverna Chiquihuite, na região montanhosa do México. Junto aos artefatos encontrados, a equipe afirma que conseguiu localizar 42 sítios arqueológicos que possibilitam a datação de quando o ser humano chegou à América do Norte.

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Nature, as ferramentas evidenciam a presença de pessoas há mais de 30 mil anos — 11 mil a mais do que se sabia anteriormente. Os pesquisadores afirmam que 1.930 ferramentas de calcário, todas com características de confecção humana, foram encontradas, incluindo lanças e lâminas finas.

Alguns dos artefatos descobertos na caverna mexicana / Crédito: Ardelean et al. , Doi: 10.1038 / s41586-020-2509-0

 

A passagem de pessoas é atribuída aos caçadores-coletores nômades, que presenciaram o local durante o Último Máximo Glacial, 26 mil e 19 mil anos atrás. Os vestígios, no entanto, apontam que os humanos não residiram no local, apenas fazendo uma passagem — provavelmente de barco por uma rota costeira do Pacífico — sem deixar descendentes.

Parte dos artefatos localizados pela equipe ainda passam por exames de datação, mas os já encontrados reúnem evidências suficientes para comprovar a ação humana em tal época. A pesquisa também conseguiu relacionar a extinção de diversos mamíferos provenientes do continente durante a Era do Gelo com alguns dos achados, resultando em um estudo paralelo.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W