Notícias » Canadá

Arqueólogos descobrem flecha de 6.000 anos no Canadá

Em um método experimental, um mecanismo usado para localizar itens em deslizamentos de terra ajudou a equipe na impressionante descoberta

Wallacy Ferrari Publicado em 09/06/2020, às 12h21

A ponta da flecha encontrada
A ponta da flecha encontrada - Sugar Cane Archeology

Uma equipe de pesquisadores da Sugar Cane Archeology realizou uma escavação com o auxílio de modernas ferramentas de peneiramento mecânico. Criada para drenagens em deslizamentos de terra, a técnica experimental conseguiu localizar em Lake Williams, no Canadá, uma das flechas mais antigas já encontradas na história da arqueologia canadense.

A equipe aproveitou a pilha de terra deslocada para a condução do lago para peneirar em busca de itens antigos na região, visto que o local era ocupado por aldeias das Primeiras Nações. Nas buscas, o grupo se deparou com mais dois itens que o grupo acredita ter pertencido ao período Nesikep.

Whitney Spearing expõe a flecha para fotografia / Crédito: Sugar Cane Archeology

 

Datado entre 7.500 e 6000 a.C., o artigo publicado pela equipe no Williams Lake Tribune afirma que a ponta de flecha encontrada era usava como projetil para a caça de pequenos mamíferos e passados, sendo atiradas manualmente. Líder da escavação e coordenadora da Sugar Cane Archeology, Whitney Spearing, brincou com a surpresa: “É como encontrar uma agulha no palheiro”.

Spearing acrescentou informações sobre as características do artefato e suas semelhanças com o período, atribuindo o desenvolvimento de um sistema cultural único que já fabricava micro-lâminas e projéteis pontiagudos: "Que eu saiba, não há outro local inicial da Nesikep na área do lago Williams."