Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos descobrem guerreiro enterrado com espada incomum na Grécia

O esqueleto foi encontrado em um cemitério próximo a uma basílica cristã primitiva, que guarda um conglomerado de tumbas raras

Isabela Barreiros, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 24/04/2021, às 08h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tumba de guerreiro encontrada na Grécia - Divulgação/Errico Maniotis
Tumba de guerreiro encontrada na Grécia - Divulgação/Errico Maniotis

Arqueólogos desenterraram na cidade portuária de Tessalônica, a segunda maior da Grécia, uma tumba que guardava os restos mortais de um guerreiro gótico e seu armamento. As informações são do portal de arqueologia AncientPages.

A descoberta foi feita em um cemitério perto dos restos da construção de uma basílica cristã primitiva que, por sua vez, guardava um enorme conglomerado de túmulos, inclusive algumas que possuem formato abobadado.

Armamento do guerreiro / Crédito: Divulgação/Errico Maniotis

O mais curioso do achado arqueológico foi a espada do guerreiro, que os pesquisadores acreditam ter sido deliberadamente dobrada, em vez de quebrada. Para a arqueóloga Melina Paisidou, essa característica peculiar do artefato pode desbloquear “a identidade do guerreiro”.

"É raro que armas deste período sejam encontradas em contextos de escavação, mesmo na Grécia. A maioria das descobertas correspondentes que temos são de países dos Balcãs e da Europa Ocidental”, explicou a especialista.

Espada encontrada / Crédito: Divulgação/Errico Maniotis

De acordo com análises preliminares realizadas pelos pesquisadores, o homem provavelmente viveu no começo do século 5 d.C. Estima-se ainda que ele foi um soldado gótico, empregado por Bizâncio

“Em Thessaloniki e na Macedônia mais ampla, este tipo de espada é encontrado pela primeira vez”, enfatiza Paisidou. No futuro, espera-se que mais estudos serão realizados nos restos mortais e itens encontrados para que se possa entender sua história.