Notícias » Europa

Arqueólogos descobrem impressionantes equipamentos de pesca de 5 mil anos na Noruega

A fazenda onde as ferramentas foram encontradas surpreende pela quantidade de itens históricos relacionados a atividade

Wallacy Ferrari Publicado em 30/06/2020, às 10h30

Arpões encontrados na fazenda Jortveit, datados entre 5.700 e 4.500 anos atrás
Arpões encontrados na fazenda Jortveit, datados entre 5.700 e 4.500 anos atrás - Svein Vatsvåg Nielsen / Museu de História Cultural Norueguês

Uma equipe de arqueólogos noruegueses encontrou diversos itens relacionados a pescaria na fazenda Jortveit, no sul do país, após três temporadas de escavações com pesquisadores e estudantes do Museu de História Cultural Norueguês. Esculpidos em ossos de atum-rabilhos, as ferramentas de caça são pontiagudas e datadas entre 3.700 a.c e 2.500 a.C.

O local já chamava a atenção de geólogos e arqueólogos do país, visto que era palco de diversas descobertas desde 1930, quando um agricultor adquiriu a fazenda e, drenando as valas, descobriu dezenas de objetos impressionantes. Desde então, os pesquisadores estudavam o motivo do terreno reunir tantos tesouros.

Uma equipe realiza buscas em uma das valas da fazenda / Crédito: Svein Vatsvåg Nielsen

 

Com o estudo, Svein Vatsvåg Nielsen, um dos autores da pesquisa que resultou nas buscas, relatou que os encontros podem ter uma conexão, com a área sendo um local histórico de pesca: “É improvável que tantos atuns-rabilhas acabem por aí por acaso. [...] Seria uma coincidência incrível se esses arpões e espinhas de peixe raros fossem coletados aleatoriamente lá”, afirmou Svein ao Science Norway.

Além dos ossos esculpidos, pontas de flechas moldadas em pedra, anzóis e arpões encontrados próximos das valas da fazenda acrescentam informações na tese de que o local era um centro para a atividade. O estudo completo foi publicado no Journal of Wetland Archaeology.