Notícias » México

Arqueólogos descobrem mais de 60 esqueletos de mamutes em construção de aeroporto no México

Com alturas de aproximadamente 4 metros, os restos mortais dos animais apresentam um estado de conservação impressionante

Wallacy Ferrari Publicado em 23/05/2020, às 09h30

Escavadores com um dos esqueletos encontrados
Escavadores com um dos esqueletos encontrados - INAH

Enquanto realizavam um trabalho de planificação no terreno que receberá o aeroporto Felipe Ángeles, em Santa Lucia, no México, a equipe de escavação relatou ao Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) um avistamento de ossadas. Com a chegada dos arqueólogos foi possível concluir que os itens se tratavam de esqueletos de mamutes.

Conduzindo um projeto de resgate na área, mais de 60 restos mortais de mamutes foram encontrados pelos pesquisadores em três lugares da região. Sempre com proporções gigantes, todos os animais aparentam ter morrido por atolamento na lama, ficando presos nas margens de um antigo lago chamado Xaltocan.

Uma das equipes de escavação desenterram uma cabeça de mamute / Crédito: INAH

 

O grande número de esqueletos encontrados surpreendeu a equipe; além de estarem em bom estado de conservação devido a proteção obtida pela cobertura de barro, os restos mortais foram encontrados em profundidades rasas, com escavações de 80 centímetros até 2,5 metros.

Os mamutes apresentam características da espécie Mammuthus columbi, conhecidos popularmente como mamute-colombiano. A espécie extinta habitava a região norte dos Estados Unidos até o sul da Costa Rica. Em média, os animais mediam cerca de 4 metros de altura e pesavam cerca de 10.000 kg.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W