Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Arqueólogos descobrem por acidente rocha misteriosa em formato de pênis

Os pesquisadores apontam que a pedra pode ter sido alvo de rituais para fertilização na Idade do Bronze

Fabio Previdelli Publicado em 19/09/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedra encontrada pelos arqueólogos - Reprodução
Pedra encontrada pelos arqueólogos - Reprodução

Arqueólogos descobriram por acidente uma grande pedra em formato de pênis durante escavações em um local destinado à construção industrial, na cidade de Rollsbo, na Suécia. A escultura, que tem aproximadamente 50 centímetros, pode ter sido utilizada para rituais de fertilidade na Idade do Bronze.

“Quando escavamos as rochas, vimos algo que se desviava de tudo o mais. Estava no chão mas havia sido criada no passado. [...] Era uma pedra de 52 centímetros de comprimento em forma de pênis”, disse a pesquisadora Gisela Angeby.

Local pode ter sido uma região usada para rituais de fertilidade / Crédito: Reprodução


A rocha estava próxima a uma pequena pedra vermelha e dois ossos queimados. Apesar de o grupo acreditar que a ossada possa ter vindo de animais, a pequena quantidade sugere que a região não era usada como cemitério. No entanto, eles especulam que o local pode ter sido utilizado para sacrifícios, que podem ter envolvido o abate de animais como parte de rituais para fertilização.

Os arqueólogos acreditam que a pedra possa ter o formato fálico naturalmente, mas o design foi posteriormente reforçado. “Pedras remanescentes no meio da calçada não são incomuns, nem símbolos fálicos. Mas a maneira como ela foi projetada é um pouco especial. É parcialmente intemperizada e depois processada. E é assim que a forma foi reforçada”, disse Angeby.

A escultura tem aproximadamente 50 centímetros / Crédito: Reprodução


Agora, a pedra e os outros achados serão enviados para análise e, a partir das respostas, o grupo espera poder descobrir do que a rocha é feita. “Nós não a consideramos de muita valia, mas talvez ela possa ser exibida em um museu”, concluiu.