Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos desenterram impressionante casa de banhos da Era Vitoriana na Inglaterra

As estruturas foram descobertas sob um estacionamento, revelando um local usado por trabalhadores têxteis há mais de 150 anos

Isabela Barreiros Publicado em 13/01/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descoberta da casa de banho na Inglaterra - Divulgação - Mark Waugh / Mayfield
Descoberta da casa de banho na Inglaterra - Divulgação - Mark Waugh / Mayfield

Uma obra realizada em um estacionamento em Manchester, na Inglaterra, que tinha o intuito de transformá-lo em um novo parque público, revelou uma descoberta impressionante. Uma casa de banho que remonta da Era Vitoriana foi encontrada no local, dando detalhes sobre seu funcionamento no passado.

Pesquisadores acreditam que o estabelecimento funcionou há mais de 150 anos, mostrando-se ainda em boas condições de preservação. À BBC, o especialista Graham Mottershead afirmou: “Sabíamos o que estaríamos escavando, mas não esperávamos que os ladrilhos estivessem em tão boas condições”.

Crédito: Divulgação - Mark Waugh / Mayfield

De acordo com os pesquisadores, a casa de banho em questão foi inaugurada em 1857, período em que a cidade estava crescendo cada vez mais, especialmente na produção têxtil. Assim, o estabelecimento tornou-se um local onde trabalhadores têxteis e suas famílias obtiam serviços de lavanderia e banho.

Foram identificados até agora bombas d’água, caldeiras e duas grandes piscinas, compostas por azulejos. Pelo que se sabe, o local possuía piscinas femininas e masculinas, uma das maiores tendo quase 20 metros de comprimento. 

“Antes dos banhos públicos, os trabalhadores têxteis viviam em condições insalubres abarrotadas e lavavam suas roupas na água usada do banho”, explicou o arqueólogo Ian Miller. “Os banhos públicos foram uma virada de jogo para a saúde das classes trabalhadoras, manter-se limpo e ter roupas limpas eram essenciais para a saúde pública.”