Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos desvendam estruturas de antigo campo de prisioneiros na Guiana

Durante a pesquisa, os especialistas conseguiram revelar peculiaridades sobre a prisão

Penélope Coelho Publicado em 09/07/2020, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corredor que dá acesso as celas - Divulgação / Inrap
Corredor que dá acesso as celas - Divulgação / Inrap

Pesquisadores do Inrap, Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva, dedicaram sua atenção para a o desenvolvimento de uma expedição sem precedentes no campo de reclusão da prisão de do Île Saint-Joseph, na Guiana — o local faz parte das três Ilhas da Salvação.

A localidade serviu inicialmente como um grande ponto de parada do comércio marítimo da Europa. E depois, a região foi usada por Napoleão Bonaparte como uma prisão para seus inimigos de guerra. Sabe-se que as condições do presídio não eram as melhores, os prisioneiros eram inseridos em solitárias.

Vista geral de uma das calhas encontradas / Crédito: Divulgação / Inrap

Descobertas

Durante as novas pesquisas pela ilha, os arqueólogos exploraram áreas ainda pouco conhecidas da prisão. Os pesquisadores documentaram as estruturas do local, a principal descoberta revelou como funcionava o manejo da água nessa área.

De acordo com a pesquisa, existiam estruturas na prisão que deixaram claro a construção de sarjetas criadas para direcionar a água suja para longe, além de poços artesanais construídos com tijolos para armazenar a água da chuva.

Vestígio de elementros construídos com  tijolos  na região / Crédito: Divulgação / Inrap

Além disso, foi descoberta a existência de uma escada que levava para uma espécie de terraço. Para os especialistas o local funcionava como um jardim, já que no local possivelmente eram plantados verduras e legumes para suprir a alimentação da prisão.

Apesar da grande descoberta, os pesquisadores não conseguiram levar objetos encontrados na expedição para uma análise mais complexa, por questões de segurança e higiene. Foram levados com eles somente artefatos pequenos como, por exemplo, dobradiças de porta.