Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Arqueólogos encontram 7 moedas de ouro do século 9 durante escavação em Israel

Tesouro estava em um jarro quebrado, e pode ter sido usado por oleiros da época

Gabriel Fagundes Publicado em 05/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As moedas de ouro (dinares) possuem mais de 1.100 anos - Israel Antiquities Authority
As moedas de ouro (dinares) possuem mais de 1.100 anos - Israel Antiquities Authority

Há quem pense que encontrar ouro seja tão improvável quanto ser bem-sucedido em jogo de aposta. Mas, os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), desmentem essa impossibilidade ao revolverem um esconderijo e achá-lo cheio de dinares (moeda israelita) em Yvane, na cidade central de Israel.

“Eu estava catalogando um grande número de artefatos que encontramos durante as escavações quando, de repente, ouvi gritos de alegria", contou o arqueólogo Dr. Liat Nadav-Ziv, co-diretor da escavação.

O achado continha sete moedas datados do século 9 d.C. (o início do período abássida), que estavam num jarro quebrado, e poderia ter sido o tesouro de oleiros da época. Dentre os objetos, juntamente havia uma moeda pertencente ao reinado de Harune Arraxide — um califa que reinou entre 786 e 809 d.C.

Outras moedas raras também estavam na descoberta, essas pertencentes à dinastia Aghlabid, que governou o norte da África, na região da Tunísia moderna, em nome do califado abássida, localizado em Bagdá. Além disso, os pesquisadores avistaram uma antiga área industrial, cuja utilização perdurou por muitos anos.