Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Arqueólogos encontram afresco em Pompeia representando luta entre gladiadores

Desenterrado entre cinzas, o artefato carrega a sangrenta imagem de corpos destruídos pela luta

André Nogueira Publicado em 14/10/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Arqueólogos encontraram em Pompeia um afresco muito bem preservado com a ilustração da sangrenta vitória de um gladiador contra outro. Acreditando que o objeto tenha pertencido a uma taberna frequentada pelos guerreiros, os pesquisadores concluíram que a imagem possuía ainda mais segmentos, com possíveis imagens de prostitutas e outros ofícios subalternos.

A imagem, com cerca de 1 metro de lado, é formada pela representação do Lutador Mirmilão usando um capacete de abas largas e vencendo um oponente, enquanto segura um escudo retangular e uma espada - típicos dos gladiadores. O outro combatedor está caído no chão com seu escudo Thraex.

O afresco possuí outras imagens incompletas / Crédito: Divulgação

"O que é particularmente interessante é a representação extremamente realista das feridas, como a do pulso e do peito do gladiador malsucedido, do qual o sangue escorre, molhando as pernas", disse Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia.

O Ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, disse que a descoberta mostra que Pompeia é "uma mina inesgotável de pesquisa e conhecimento para os arqueólogos de hoje e do futuro". Franceschini também defendeu o Projeto Grande Pompeia, que revitaliza as descobertas do sítio.