Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram cabeça perdida de estátua de Buda na Coreia do Sul

"Quando encontramos a cabeça, todos os pesquisadores disseram que era idêntica à estátua no jardim Nokjiwon de Cheong Wa Dae", afirmou pesquisador envolvido na descoberta

Isabela Barreiros Publicado em 03/06/2020, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cabeça da estátua de Buda encontrada - Administração do Patrimônio Cultural
A cabeça da estátua de Buda encontrada - Administração do Patrimônio Cultural

Em parceria com o Instituto de Pesquisa do Patrimônio Cultural de Silla, a Administração do Patrimônio Cultural realizou escavações no pico de Namsan, em Gyeongsang do Norte, na Coreia do Sul. Eles descobriram uma cabeça de uma estátua de Buda, que pode pertencer a uma escultura sem cabeça localizada em Gyeongju.

“Com a descoberta, a estátua agora está inteira. Com a cabeça no lugar, esta se tornará a segunda estátua completa encontrada em Namsan, depois daquela no templo de Borisa. Seu valor está no nível dos tesouros designados pelo estado ”, explicou o chefe do Instituto de Pesquisa em Patrimônio Cultural de Silla, Park Bang-ryong.

Crédito: Administração do Patrimônio Cultural

Além disso, ela também possui aspectos muito similares a outra estátua também localizada no local da escultura sem cabeça, na Casa Azul. "Quando encontramos a cabeça, todos os pesquisadores disseram que era idêntica à estátua no jardim Nokjiwon de Cheong Wa Dae", disse Park.

O pesquisador afirmou que “a estátua de Buda é única, parecendo ter sido criada. Não se gastou muito. Também do lado direito da bochecha até o queixo, resta alguma tinta dourada. Esse recurso é raro nas estátuas de Buda do período Unificado Silla”.

As medidas do artefato são 50 centímetros de altura e 35 centímetros de largura, enquanto a estátua sem cabeça mede 109 centímetros de altura.