Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Império Romano

A câmara secreta do imperador romano Nero: Relembre a descoberta de 2019

Veja uma curiosa descoberta feita no palácio do imperador Nero, em Roma

Redação Publicado em 13/05/2019, às 11h36 - Atualizado em 13/03/2022, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A câmara secreta encontrada em 2019 - Divulgação/2019/Parque Arqueológico do Coliseu
A câmara secreta encontrada em 2019 - Divulgação/2019/Parque Arqueológico do Coliseu

Descobertas arqueológicas sempre surpreendem amantes da História antiga. É através do trabalho de arqueólogos e pesquisadores da área que podemos resgatar um pedaço do passado para compreender o presente. 

Durante escavações no antigo palácio do imperador Nero, em Roma, arqueólogos descobriram acidentalmente uma câmara secreta de 2.00 anos repleta de murais bem preservados. Com informações da Live Science, a grande descoberta aconteceu em 2019 e impressionou os amantes de arqueologia.

De acordo com um comunicado divulgado na época pelo parque arqueológico do Coliseu, a apelidada Sala da Esfinge foi encontrada enquanto o time de pesquisadores se preparava para restaurar outra câmara no Domus Aurea, um antigo palácio banhado de ouro, com 300 aposentos, no coração de Roma.

Uma das pinturas encontradas na câmara secreta de 2.000 anos / Crédito:  Parque Arqueológico do Coliseu

Além da sujeira, o cômodo 'secreto' também instigou os arqueólogos com as grandiosas pinturas nas paredes, que representavam criaturas reais e míticas - incluindo uma esfinge. Com pigmentos vermelhos, verdes e amarelos as ilustrações sobreviveram ao tempo.

"Pelo amor de Deus, aqui descobrimos algo todos os dias, estamos acostumados a ficar maravilhados, mas em muitos anos eu nunca me encontrei em frente a um novo salão completo de afrescos”, explicou o pesquisador Alessandro D'Alessio em entrevista ao L'Arena na época da revelação.

O palácio foi construído após o grande incêndio que atingiu Império Romano em julho de 64 d.C. Boa parte de Roma foi reduzida a cinzas. Apenas 4 dos 14 distritos da cidade escaparam do incêndio, que começou no Circo Máximo e durou 6 dias.